O conceito de marca é amplo e não se limita apenas à sua representação gráfica. A marca pode ser um ícone, um símbolo, um signo ou uma simples palavra. O êxito de uma marca é traduzido pelo seu alcance e a identidade visual é uma ferramenta imprescindível neste processo. Conheça algumas dicas para criar a identidade visual ideal para sua marca:
Não subestime a importância do Naming
A etapa de escolha do nome do produto, serviço ou empresa é chamada de “Naming” e apesar de parecer algo simples, requer muita cautela. Muitos requisitos são necessários na hora de nomear algo referente à sua marca, especialmente por ser permanente. Fatores como a criatividade, a facilidade de pronunciar, ser neutro, ser memorável, ser lícito, ser original são fundamentais para a garantia do sucesso do nome.
Crie uma logomarca impactante
A logomarca é a alma da empresa ou marca, mais que isso, ela é o DNA da empresa. É a representação gráfica de tudo que a empresa simboliza. Ela é o posicionamento da marca no mercado descrito através de cores, grafismos e formas que devem ser atemporais e causar uma empatia imediata no consumidor.
Tenha um posicionamento claro
O mercado é inconstante e mutante e assim como ele, a marca deve evoluir, entretanto, o posicionamento da marca deve ser mantido com clareza e objetividade. Na identidade visual, a visão e a missão, devem estar sempre presentes. É preciso saber qual o propósito da empresa existir e aonde ela quer chegar. Em cada produto, campanha ou trabalho lançado, a visão e a missão deverão ser priorizadas.
Conheça seu público
A linguagem e a comunicação com seu público será definida através do seu conhecimento prévio de quem é o seu público e o que ele quer. Saiba tudo sobre seu consumidor e ficará mais fácil dar uma “cara” para sua marca. Faça pesquisas constantes, leia as críticas, comunique-se. Assim, a empresa estará evoluindo e seu público será fidelizado.
Padronize!
Atente-se quando o assunto é a padronização de fontes e paletas de cores. Seu público quer criar uma intimidade com a sua marca. Ele precisa identificá-la de imediato, portanto não oscile a escolha das fontes e cores, apenas mantenha um padrão. Pode não parecer, mas o padrão é também uma forma eficaz de identificar a marca.
Estas são apenas algumas dicas simples para dar início ao processo de construção da identidade visual da sua empresa. Para saber um pouco mais fale com algum de nossos especialistas e fortaleça sua marca ainda mais.