Como proprietário de uma pequena empresa ou profissional B2B focado no alcance de sua empresa ou marca, você provavelmente ouve muito “marketing de conteúdo” e “inbound marketing (marketing de entrada)”. Eles são termos aparentemente sinônimos e você pode até considerar suas diferenças sem importância. No entanto, se você estiver realmente preocupado com o crescimento de sua marca, é importante reconhecer as funções de marketing de entrada e de conteúdo como entidades separadas para garantir que você aproveite ao máximo cada uma delas. Seus objetivos finais são os mesmos: atrair clientes criando valor, não sendo intrusivos. Mas o que cada um representa e o que é tão importante na distinção entre eles?
O que é inbound marketing?
O inbound marketing é uma teoria de marketing que tenta atrair os clientes em vez de procurá-los. Em outras palavras, em vez do clássico anúncio de outdoor ou comercial de TV, que captura pessoas em lugares e sob circunstâncias que não têm nada a dizer, o marketing de entrada permite que os clientes procurem a empresa em seu próprio tempo, enquanto tentam ganhar alguma coisa. As pessoas realmente não respondem bem a serem interrompidas ou bombardeadas nos dias de hoje. Eles, no entanto, respondem muito bem a serem capazes de tomar decisões em seus próprios termos e a ter seus problemas resolvidos.
O inbound marketing é composto de vários aspectos importantes, todos os quais devem compor sua abordagem de inbound marketing. Esses aspectos ou ferramentas incluem otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), ferramentas interativas, automações de marketing e muito mais. E você adivinhou, o marketing de conteúdo é uma dessas ferramentas. Alguns dizem que é o aspecto mais importante de todos do inbound marketing.
Existem diferentes estágios de inbound marketing, de acordo com diferentes fontes. Em geral, os estágios do marketing de entrada são:
- Atrair – Use leads para levar as pessoas certas ao seu website.
- Engajar – Interaja com os clientes assim que eles decidirem visitar.
- Encantar – Crie relacionamentos duradouros, entregando as informações certas para a pessoa certa.
O que é Marketing de Conteúdo?
A palavra-chave em marketing de conteúdo é “valor”. As pessoas ficam online para aprender, para encontrar respostas para problemas, para aliviar o estresse e, por muitas outras razões, mais centradas em benefícios. O marketing de conteúdo é uma técnica de marketing prática que utiliza a criação e distribuição consistentes de informações informativas e atualizadas. Por quê? Assim, as pessoas que estão procurando por respostas podem encontrá-las nos lugares certos e nas fontes corretas e, em última análise, criar conexões com essas fontes.
O marketing de conteúdo permite que marcas e empresas se estabeleçam como recursos para seus públicos específicos, criando, portanto, uma conexão em suas mentes entre esse assunto e a empresa. À medida que as relações progridem, as pessoas recorrem às empresas com as quais se conectam para suas necessidades de compras uma e outra vez simplesmente porque elas ganharam algo valioso delas no passado.
O marketing de conteúdo tem os mesmos estágios do inbound marketing em geral, embora com um escopo diferente. Enquanto o marketing de entrada tenta atrair, engajar e encantar o público com uma variedade combinada de ferramentas, o marketing de conteúdo usa o conteúdo para atingir cada estágio, na forma de postagens de blog, vídeos, campanhas de e-mail e muito mais. Às vezes, uma única parte do conteúdo pode atingir cada estágio de uma sessão, como uma postagem no blog que atrai o público com respostas à pergunta, envolve-o com uma CTA e as encanta levando-os a uma página viável para realizar suas necessidades.
Existe realmente alguma diferença?
Embora compartilhem objetivos e etapas comuns, o marketing de conteúdo é claramente um subconjunto do inbound marketing. O marketing de conteúdo é uma peça, talvez a mais importante, de um plano global de entrada para fornecer conteúdo valioso de qualidade para o público específico que você deseja alcançar. Para um plano de inbound marketing completo, é importante abordar outras ferramentas que contribuem para os métodos naturais e holísticos pelos quais os clientes respondem melhor. Confira as outras ferramentas de entrada que complementarão seu plano de marketing de conteúdo.
SEO técnico
Escrever todos os tipos de blogs em qualquer tópico que desperte seu interesse naquele dia é ótimo, mas ficar um pouco técnico com suas técnicas de otimização de mecanismos de pesquisa é a melhor maneira de melhorar seus resultados de inbound marketing. Você quer se concentrar nas pessoas que encontram você, mas não apenas em qualquer pessoa, apenas nas pessoas que vão se converter. Se o seu blog estiver cheio de dicas de viagem, mas você for um fabricante de peças, provavelmente a maioria das pessoas que visitam seu site não terá interesse em ficar por perto.
Você pode obter informações técnicas sobre seu SEO concentrando-se na otimização de palavras-chave, metadados, texto alternativo para imagens, títulos e, o mais importante, para atender às necessidades de seu público em seu conteúdo.
Automação de Marketing
A automação de marketing é outra que, assim como o marketing de conteúdo, é mal interpretada como sinônimo de seu campo pai, o inbound marketing. Embora o inbound marketing pareça “automático” uma vez que os leads começam a chegar a você enquanto você dorme, a automação de marketing é, literalmente, o uso de software automatizado. Diferentes tarefas de inbound marketing que as equipes de marketing podem automatizar incluem enviar automaticamente e-mails personalizados para as pessoas certas nos momentos certos, com base no estágio em que estão no processo de entrada, agendar blogs e publicá-los automaticamente em um calendário definido e otimizar o SEO com ferramentas automáticas que fazem isso por você. A automação de marketing é uma esfera valiosa de inbound marketing que complementará muito bem seus planos de marketing de conteúdo.
Ferramentas interativas
Hoje em dia, o público não está satisfeito com o conteúdo estático. Eles querem se entrelaçar com o que está sendo contado, fazer perguntas e tentar fazer as coisas sozinhos. Usar ferramentas interativas é vital para o inbound marketing porque se baseia no precedente da teoria – fornecer valor aos clientes e deixá-los tomar decisões por si mesmos. As ferramentas interativas geralmente são softwares incríveis na forma de plugins para o seu site, que permitem que os clientes preencham seus carrinhos clicando nos itens que desejam em um catálogo on-line, conversem com especialistas sobre suas dúvidas e preocupações, e muito mais.
O inbound marketing é realmente um guarda-chuva que engloba o marketing de conteúdo e todos os outros aspectos que reforçam a eficácia do conteúdo. Depois de ter um sólido plano de marketing de conteúdo, experimente alguns dos outros aspectos do inbound marketing para aproveitar ao máximo o seu conteúdo.