Tendo dificuldade em entender SEO? Você não está sozinho. Desde a maior agência de marketing até o freelancer iniciante, todo mundo tem o mesmo potencial de presença na web – o conteúdo.
Isso não quer dizer que todo o conteúdo seja criado da mesma forma. Um artigo detalhado e bem pesquisado, com fontes, se manterá melhor do que a peça de isca “Você nunca vai acreditar no que acontece depois”.
Mesmo entre bons conteúdos, as pessoas têm preferências variadas que mudam constantemente. O Google é responsável por acompanhar isso e, como tal, indexa os resultados da pesquisa de maneira diferente. É por isso que não importa sobre o que você está escrevendo, você precisa manter seu conteúdo atualizado.
O que é SEO e por que isso importa?
Que coisas as pessoas inserem nos mecanismos de pesquisa? Tópicos importantes, perguntas comuns, marcas favoritas – quando as páginas têm esses termos em seu conteúdo, elas tendem a ter uma classificação mais alta e gerar mais tráfego.
Essa técnica de colocar termos de pesquisa populares no conteúdo é conhecida como otimização de mecanismo de pesquisa ou SEO. O Google é o maior mecanismo de pesquisa do mundo e é inteligente o suficiente para saber se você usa esses termos de maneira orgânica e conversacional. Se o fizer, você deve classificar mais alto.
No entanto, as mesmas palavras-chave nem sempre mantêm o mesmo potencial de classificação. Dado que o Google recebe 3,5 bilhões de pesquisas por dia, o que equivale a mais de 1,2 trilhão por ano, classificando as possíveis mudanças junto com as preferências de pesquisa do usuário.
Essa é uma quantidade enorme de tráfego e, portanto, um grande número de páginas com o objetivo de obter os mesmos pontos que você. Imagine-se em um leilão – não seria divertido fazer lances entre alguns bilhões de outras pessoas, não é?
Conteúdo novo é a chave para manter-se no topo das classificações, pois permite manter a classificação que você já conquistou e aumentar para melhores. O conteúdo novo também oferece a chance de trabalhar em novas palavras-chave que podem ajudar você a conseguir ainda mais pontos de alto escalão para o seu conteúdo.
Conteúdo novo significa novas oportunidades de classificação
À medida que os termos de pesquisa ganham popularidade, torna-se mais importante capitalizá-los. Mais páginas com mais conteúdo de qualidade, incluindo palavras-chave de alto escalão, são uma receita certa para o tráfego.
Um fluxo constante de páginas novas (blogs, páginas de destino etc.) que usam palavras-chave populares de maneira conversacional chamará a atenção do Google. Depois de fazer isso, você pode chamar a atenção de bilhões de pessoas que usam o mecanismo de pesquisa todos os dias.