Entre suas muitas virtudes, o marketing de conteúdo é ideal para alcançar a geração do milênio.
A razão para isso é realmente muito simples: Millennials – independente do que você pensa sobre os prós e contras – são naturalmente capazes de farejar besteira. Eles sabem quando estão sendo coagidos, enganados ou induzidos e, como resultado, têm uma vulnerabilidade muito baixa à publicidade tradicional e prescritiva.
Mas o marketing de conteúdo é diferente: aqui, o objetivo não é convencer ninguém a nada, mas simplesmente encontrar algumas informações úteis, envolventes e amigáveis ao Google. E na medida em que o marketing de conteúdo tem segundas intenções, geralmente é bastante transparente.
Tudo isso para dizer, se você está se perguntando como pode usar o marketing de conteúdo para se conectar melhor com a geração do milênio, parabéns! Você já está no caminho certo!
Com isso dito, há maneiras certas e maneiras erradas de se conectar com os Millennials através do marketing de conteúdo – e neste post, ofereceremos algumas dicas e algumas soluções.
Como se conectar com a geração do milênio através da mídia social
É aquele velho ditado sobre marketing de conteúdo “vender sem vender”. Ou seja, você quer ganhar confiança e criar reconhecimento de marca, mas não quer tornar uma venda difícil. Isso é realmente importante para acertar o marketing de conteúdo, mas é especialmente importante para alcançar a geração do milênio – porque, novamente: eles tendem a ser bastante alérgicos a argumentos agressivos de vendas. Concentre-se no conteúdo envolvente e autoritário, ofereça um apelo suave à ação e confie em seu conteúdo para realizar seu trabalho.
Não confunda millennials com bobos.
Ou pelo menos, não assuma que eles estão mal informados. As estatísticas mostram repetidamente que os millennials tendem a fazer uma tonelada de pesquisas on-line antes de comprar qualquer coisa. Tenha isso em mente quando você desenvolve conteúdo: Seus leitores do Millennial são provavelmente bem estudados, eles já viram a competição, e eles examinaram algumas das mesmas fontes que você. O que você oferece a eles deve ser original; deve ter um ponto de vista único; e deveria existir em diálogo com outro conteúdo que está por aí.
Observe que os millennials tendem a ser motivados pela justiça.
A geração do milênio é freqüentemente chamada de geração da justiça social – e há uma razão para isso: embora eles provavelmente não votem nos mesmos candidatos políticos ou tenham as mesmas preferências políticas, a geração do milênio como um todo tende a ser bastante motivada por fatores raciais, econômicos e questões de justiça ambiental. Uma das melhores maneiras de ganhar confiança é destacar as maneiras pelas quais sua marca representa as mesmas coisas.
Alavancar o FOMO.
Outra coisa que a geração do milênio como um todo tem em comum: o medo de perder, ou o FOMO (fear of missing out). Esse conceito de marketing não é novo, mas ganhou nova ressonância, já que os profissionais de marketing buscam cada vez mais conexões com a geração do milênio. Se você puder usar seu conteúdo para incutir um senso de urgência, ou fazer com que o leitor sinta que pode aproveitar uma oferta de tempo limitado ou quantidade limitada, isso pode realmente ajudá-lo a alcançar a geração do milênio.
Seja visual sempre que puder.
Você pode e deve escrever blogs como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo, mas também certifique-se de usar bastante conteúdo visual – incluindo postagens no Instagram, memes do Facebook e Twitter, e gráficos incorporados no conteúdo do seu site. Em termos simples, a geração do milênio tende a ser bastante visual – e, por mais que detestemos admiti-la, as palavras sozinhas provavelmente não serão suficientes!