Assim como sua identidade pessoal faz de você exclusivamente você, sua identidade de marca é o molho especial do seu negócio que o diferencia de todos os outros. E seu design de identidade de marca? É o que molda sua empresa.
Mas o que exatamente é identidade de marca? O que isso tem a ver com design? E como você forma uma identidade de marca forte que leva sua empresa ao próximo nível?
Como desenvolver uma identidade de marca forte
Saiba quem é você
Antes de saber quais elementos tangíveis você quer para formar sua identidade de marca, você precisa saber quem você é como marca.
Quem você é como marca é composto de alguns elementos-chave:
- Sua missão (qual é o seu “por quê?”)
- Seus valores (quais crenças impulsionam sua empresa?)
- Sua personalidade de marca (se sua marca fosse uma pessoa, que tipo de personalidade ela teria?)
- Seu posicionamento único (como você se diferencia da concorrência?)
- Sua voz de marca (se sua marca fosse uma pessoa, como ela se comunicaria?)
Esses elementos são o que definem sua marca e, antes de começar a construir sua identidade de marca, é importante que você tenha uma compreensão clara de cada um.
Se você está tendo problemas para descobrir quem você é exatamente, não se preocupe. Às vezes, tudo que você precisa é de um simples brainstorming para ajudá-lo a esclarecer quem você é como marca.
Pergunte a si mesmo:
- Por que nós começamos este negócio?
- Quais são as crenças e valores que são importantes para nós como empresa?
- O que fazemos melhor do que ninguém?
- O que nos torna especiais?
- Se pudéssemos descrever nossa marca em três palavras, quais seriam elas?
- Quais são as três palavras que queremos que nossos clientes usem para nos descrever?
Uma vez que você tenha definido quem é você como marca, é hora de construir a identidade que trará sua marca para a vida e mostrar quem você é para as pessoas que mais importam: seus clientes.
Design: a base da identidade da sua marca
Assim como a Adidas criou a identidade de marca da sua persona de jovem atleta escolar, seu design é o que construirá a identidade da marca de sua empresa.
Seus ativos de design são os elementos tangíveis que determinarão como sua marca é percebida. Coisas como seu logotipo, sua embalagem, seu web design, seus gráficos de mídia social, seus cartões de visita e os uniformes que seus funcionários usam.
Em outras palavras, pregar seu design = pregar sua identidade de marca = construir um negócio de sucesso que seja uma representação precisa de quem você é como marca.
Então, exatamente como você cria seu design e constrói uma identidade de marca que levará sua empresa ao próximo nível?
Desenvolvendo seu design de marca
Antes de começar a criar seus recursos de design, você precisa começar do zero e fixar os princípios básicos de sua estrutura de design: os blocos de construção de sua identidade de marca.
Os blocos de construção que você deseja determinar antes de criar seus recursos de design incluem:
Tipografia
A tipografia se refere a – você adivinhou – a fonte (ou tipo) que você escolheu para seus materiais de branding. Existem quatro tipos principais de tipografia:
- Fontes com serifa (como Times New Roman ou Garamond) têm o que parece ser uma âncora (ou para algumas pessoas, pezinhos) no final de cada letra. Essa tipografia clássica é ótima se você quer que sua marca pareça confiável, tradicional e um pouco velha.
- Se “serif” é o pé, “sans serif” é sem o pé. Fontes sem serifa (como Helvetica ou Franklin Gothic) são letras que têm bordas lisas e não possuem a âncora ou “pés” de suas contrapartes serifas. As fontes Sans Serif dão uma sensação mais moderna e elegante às marcas.
- Tipografia de script emula caligrafia cursiva. Essas fontes (como a Allura ou a Pacifico) podem ser uma ótima maneira de adicionar uma sensação luxuosa ou feminina à sua marca.
- Fontes de Display são meio que uma liga própria. Cada fonte de exibição tem um elemento especializado, seja uma forma incomum para as letras, contornos, sombreamento ou uma borda mais artística / desenhada à mão (pense na fonte Lightning Bolt do Metallica). Quer fazer uma declaração ousada e criar uma identidade de marca que as pessoas não esquecerão em breve? Uma fonte de exibição é uma ótima maneira de fazer isso.
A tipografia que você escolher dirá muito sobre sua marca, então escolha sabiamente.
Paleta de cores
Em seguida é a cor . As pessoas – seus clientes em potencial incluídos – têm laços psicológicos com cores diferentes, e usar cores estrategicamente na paleta de cores da sua marca pode ter um impacto sério na forma como sua marca é percebida pelo seu público.
Aqui está o que as cores do arco-íris (mais alguns extras) podem fazer para ajudar a sua identidade de marca:
- Vermelho : Vermelho é a cor da paixão e emoção. É a escolha perfeita se a identidade da sua marca for alta, jovem e empolgante.
- Laranja : Laranja é outra cor de alta energia e é ótimo se você quiser parecer amigável e brincalhão. É usado menos comumente do que o vermelho, então também fará com que você se destaque.
- Amarelo : Amarelo, a cor do sol, é tudo sobre felicidade. A vibe alegre torna uma boa escolha se você quiser se sentir divertido, acessível e acessível.
- Verde : Uma cor incrivelmente versátil, o verde pode ser usado para praticamente qualquer marca. Culturalmente, porém, quando as pessoas enxergam o verde, pensam duas coisas: dinheiro ou natureza. Se a sua marca estiver ligada a qualquer uma dessas coisas, o verde é uma boa escolha.
- Azul : A cor mais universalmente atraente do espectro, a cor azul pode ajudar sua marca a parecer mais estável e confiável, por isso, se você quiser atrair um grupo demográfico amplo – e fazer com que ele confie em você no processo -, fique azul.
- Roxo : roxo é a cor da realeza, então se você está indo para uma sensação de luxo em sua marca, esta é uma aposta segura.
- Rosa : Certo ou errado, o rosa é culturalmente ligado à feminilidade, então se a sua marca é direcionada para as mulheres, o rosa deve ser um contendor definido para a cor da sua marca. Também é uma ótima cor para marcas com uma identidade suave ou luxuosa.
- Marrom : Marrom é talvez a cor menos usada em todas as marcas, mas isso pode realmente funcionar a seu favor! Toda vez que você faz algo diferente, isso ajuda você a se destacar. Marrom também pode ajudar as pessoas a verem sua marca como robusta ou masculina.
- Preto : Se você quer ser visto como moderno ou sofisticado, não há nada tão clássico e eficaz quanto o preto.
Forma/Formato
Quando se trata de seus projetos, você também quer pensar em forma e formato . Esse elemento sutil, mas eficaz, pode ser usado para reforçar a reação desejada de seus clientes: assim, por exemplo, um logotipo que tem todos os círculos e bordas suaves inspirará uma reação muito diferente de um logotipo nítido e quadrado.
Veja como diferentes formas podem moldar sua identidade de marca:
- Formas redondas – como círculos, ovais e elipses – são todas sobre o calor e a confusão. Marcas que incorporam formas redondas podem criar sentimentos de comunidade, união e amor. As bordas arredondadas também podem ser vistas como femininas.
- Formas retas – como quadrados, retângulos e triângulos – fazem as pessoas pensarem em força e eficiência. As linhas ordenadas criam uma sensação de estabilidade e confiabilidade, mas é preciso ter cuidado: se as formas não forem equilibradas com algo divertido, como cores dinâmicas, elas podem parecer impessoais e não conseguir se conectar com seus clientes.
- As Linhas retas também têm suas próprias implicações: linhas verticais sugerem masculinidade e força, enquanto linhas horizontais sugerem tranquilidade e vibrações suaves.
Criando sua identidade de marca
Depois de descobrir os blocos de construção do seu design, é hora de trabalhar com um designer para dar vida à sua identidade de marca e transformar sua marca em ativos de design tangíveis que você pode usar em seu marketing. Sua identidade de marca pode ser expressa em qualquer número de elementos. Dependendo da natureza do seu negócio, um ativo ou outro pode ser mais ou menos importante. Por exemplo, um restaurante deve pensar muito em seu menu e espaço físico. Uma agência de marketing digital, no entanto, precisa se concentrar mais em seu site e nas páginas de mídia social.
Elementos comuns da identidade da marca incluem:
Logotipo
Seu logotipo é a cara da sua identidade de marca. Ao trabalhar com o designer no desenvolvimento do seu logotipo, você deve certificar que possua os seguintes pontos:
- Comunica claramente quem você é e o que você valoriza como marca;
- É visualmente atraente: simples, limpa e organizada;
- É clássico, não é moda: a última coisa que você quer é que seu logo saia de moda em 6 meses;
- Joga junto com os padrões do seu setor – e se você se desviar, faça isso deliberadamente;
- Dá uma impressão duradoura no seu público.
Você também quer garantir que seu parceiro de design forneça seu logotipo em vários formatos (como uma versão em preto e branco ou vários tamanhos) para garantir que você sempre tenha o logotipo de que precisa e que cada um esteja alinhado com sua identidade de marca.
Website
Seu website é um dos aspectos mais representativos da sua identidade de marca. Especialmente se você estiver executando um negócio on-line ou um produto digital, seus clientes definitivamente irão verificar seu site antes de decidir fazer negócios com você. Seu site é onde sua identidade de marca deve passar com força total.
Embalagem do produto
Se o seu produto é físico, a embalagem do produto é a chave para atrair os clientes certos. Não importa se você está pensando na garrafa de uma bebida fria ou na correspondência que você enviará para os clientes que compraram roupas de sua empresa de comércio eletrônico, não subestime o valor de um bom design para melhorar a experiência. Embalagem é uma oportunidade incrível para o seu design brilhar.
Cartões de Visita
Se você está fazendo algum tipo de desenvolvimento de negócios (e quem não está?), você vai querer estocar cartões de visita. Um cartão bem projetado oferece a chance de reforçar uma opinião positiva de si mesmo aos olhos dos clientes ou clientes em potencial. Quando se trata de design de cartão de visita, mantenha-o simples: o logotipo de sua empresa em um lado do cartão e seus principais detalhes pessoais do outro lado devem ser suficientes.
Design de e-mail
O e-mail é uma ótima maneira de envolver seus clientes e gerar negócios. Mas a maioria das pessoas está sobrecarregada com a caixa de entrada, portanto, se você quiser expandir seus negócios via e-mail, precisará da estratégia de design correta para se diferenciar da desordem. Pense no propósito do email. Você está tentando fazer uma conexão pessoal? Em seguida, mantenha-o curto, doce e simples. Você está tentando educar? Em seguida, formate-o bem para que seja fácil de ler e digitalizar e adicione algumas imagens para torná-lo pop. Você está tentando informar seus clientes sobre uma nova linha de roupas que você lançou? Faça algumas imagens impressionantes do produto em foco.
Crie um guia de identidade de marca
Depois de ter seus recursos de design, você quer ter certeza de que eles serão usados da maneira correta, e é por isso que você definitivamente desejará criar um guia de estilo de marca . Este documento, que descreve seus recursos de design, ajuda a definir quando e como usá-los, garantirá que qualquer design futuro esteja alinhado com sua identidade de marca e gerará a percepção correta com seu público.
Em poucas palavras
Sua identidade de marca é o que o diferencia do interminável mar de concorrentes e mostra a seus clientes quem você é e o que eles podem esperar ao trabalhar com você. E se você quiser que sua marca seja percebida de maneira positiva, é fundamental que você prenda sua identidade de marca e crie projetos que retratem com precisão quem você é para seus clientes. E agora que você sabe como identificar essa identidade, é hora de começar a projetar.
Precisa melhorar seus resultados digitais?
Fale agora com um especialista em resultados!
Este post é uma tradução adaptada de:
https://99designs.com.br/blog/tips/brand-identity/